Agência de Publicidade Aspas

A Agência de Publicidade de Arcos MG

Logo oficial flat da Agência de Publicidade Aspas: Um Circuloverde com aspas Brancas centralizadas.

Você sabe a diferença entre Marketing e Propaganda?

Você sabe a diferença entre Marketing e Propaganda?

É uma dúvida muito comum na cabeça das pessoas. A grande maioria dos empreendedores não tem noção da enorme diferença entre propaganda e marketing.

Hoje, vamos tentar estabelecer a diferença entre Marketing e Propaganda dentro da nossa visão aqui na Agência Aspas.

Não se trata de ditar o que é ou não é verdade e, sim, de como percebemos isso por aqui. Então, não estamos querendo reescrever a obra de Kotler somente dar um exemplo de tratamento das situações.

 

Propaganda: "Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática".

Marketing: "Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro". 

Essas definições são encontradas em diversos registros da literatura sobre o assunto.

Pra ficar bem simples de entender: Propaganda é fazer barulho e Marketing é estabelecer ações pra chegar a um objetivo. Geralmente as pessoas tendem a investir em qualquer canal pra qualquer público sem definir objetivos e acredita que está fazendo Marketing, mas não está.

O marketing exige um estudo e um planejamento orientado pelo público-alvo da empresa e a sua jornada de compras. Tem ferramentas ou métodos para avaliar sua eficácia e eficiência. No final, o Marketing é capaz de produzir detalhadamente o que foi feito, como retorno sobre o investimento (ROI), custo por pessoa alcançada, custo por venda. Deste modo, você tem condições de escalar sua campanha, eliminar o que não deu certo, melhorar o que quase deu certo e ampliar o que deu muito certo.

A propaganda é algo menos cientifico e, consequentemente, com menos chances de resultados ou pelo menos de comprovação de resultados. Eu acredito que toda ação que você não pode medir o resultado dela não é Marketing e eu classifico como propaganda e repito, isso é um conceito meu e não é a verdade absoluta sobre o tema, não precisa me chamar de esquerdista da publicidade nem de MarketMinion são conceitos que facilitam a minha vida aqui.

Vamos dar um exemplo básico do que to falando.

Cenário 01.

Você coloca um carro de som na rua anunciando produtos da sua loja. O carro roda por uma semana, você faz suas vendas. No final disso, você precisa responder:

A - Quantas pessoas ouviram o carro de som?
B - Quantas pessoas entraram na sua loja por causa desta propaganda volante?
C - Quantas pessoas ouviram, entraram e compraram?
D - Quanto você investiu e quanto você, de fato, vendeu por conta desta ação?

Se você não puder responder às questões acima, sua ação foi uma propaganda e você não tem parâmetros pra saber se investe em mais 5 carros de som ou se aumenta o tempo ou em qual horarío é melhor anunciar. Você simplesmente não sabe!

Cenário 02.

Você distribui 1.000 cupons em algum ponto da sua cidade e nele você oferece desconto de 5% na compra de algum item que custa R$50,00 reais.
300 pessoas entram na sua loja com o cupom e 100 pessoas compram.

A - Quantas pessoas receberam o cupom? 1.000 Pessoas.
B - Quantas pessoas entraram na sua loja por causa desse cupom? 300 pessoas
C - Quantas pessoas pegaram, entraram e compraram? 100 pessoas
D - Quanto você investiu e quanto você, de fato, vendeu por conta desta ação? Investiu R$600,00 reais, por exemplo, pra fazer e distribuir os cupons e faturou R$47,50 (valor do item menos 5% de desconto) multiplicado por 100 vendas, diminuindo o valor investido que dá R$4.750,00 - R$600,00, então o ROI é R$4.150,00

Pronto! Está exemplificada a minha teoria e o motivo de separar Propaganda de Marketing e como fazemos aqui!

Quero reforçar que não estamos dizendo que propaganda não deve ser feita e nem que o carro de som não serve pra nada, isso foi apenas um exemplo. Existem ações que utilizam muito o carro de som e acredito que todo e qualquer veículo tenha sua função importante dentro do escopo do marketing e da propaganda. Devemos sempre avaliar o que queremos e como vamos fazer isso.


Abraço e muito obrigado!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu e-mail e continue essa jornada sobre o que o Marketing Digital pode fazer por você!



  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Você sabe a diferença entre Marketing e Propaganda?

Enviando Comentário Fechar :/