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Você realmente conhece seu cliente? Quem é a sua persona?

Você realmente conhece seu cliente? Quem é a sua persona?

Uma boa estratégia de marketing digital precisa ser baseada no público que você deseja atingir. Se você não conhece bem seu público, você tem um grande problema!

PERSONAS: COMO VOCÊ SE SAI NA ARTE DE PERSONIFICAR?

Ficou curioso em saber o que é essa tal persona? Acompanhe nosso post e saiba como se tornar mestre nesta arte

 

Uma boa estratégia de marketing digital precisa ser baseada no público que você deseja atingir. Atualmente, com a transformação digital, o mundo do marketing se preocupa cada vez mais com o consumidor e o coloca no centro. Por esse motivo, todas as táticas e o conteúdo que vão compor o seu mix digital precisam ser do interesse do seu comprador ideal.

Porém, somente orientar toda a sua estratégia para atender um público-alvo amplo e variado pode minar todos os seus esforços e ser o tendão de Aquiles da sua estratégia de Marketing Digital.

Pensando nisso, Alan Cooper, considerado o pai das buyer personas, estendeu o conceito de público-alvo e criou uma forma de otimizar, segmentar e definir quem é esse público, o que ele faz e do que ele gosta. Em 1995 Alan Cooper criou o conceito de personas para o desenvolvimento de software pela primeira vez.

Para resumir, as primeiras personas já criadas – Chuck, Cynthia e Rob, os nomes fictícios dados aos perfis – foram definidas a partir de visitas aos melhores clientes de uma empresa chamada Seagent.

Cooper foi contratado pela Seagent para criar um sistema business intelligence. Só que entre traduzir a necessidade dos clientes da Seagent e transformar isso em código, era necessário fazer com que os desenvolvedores do sistema entendessem para quem estavam programando.

Ao personificar os melhores clientes da Seagent, os próprios desenvolvedores começavam a se referir a elas pelo nome. Personificar fez com que pessoas que jamais teriam contato com os clientes – os desenvolvedores – se colocassem no seu lugar e fizessem um software melhor.

Assim foi criada a buyer persona, ferramenta indispensável para toda e qualquer estratégia de sucesso. A criação da sua persona é o alicerce para o Marketing Digital da sua empresa.

Embora seja um caminho simples, Cooper afirma que criar personas pode parecer fácil, mas é preciso anos de prática para se tornar mestre nesta arte.

As personas são um universo vasto, mas quando trabalhadas trazem resultados imediatos na reputação e nas vendas.

 

MAS, VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO, AFINAL, O QUE É ESSA TAL PERSONA, NÃO É MESMO?

Uma persona é, como o nome sugere, um personagem criado para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.

Então, vamos explicar mais detalhadamente: uma persona é um personagem semifictício criado para ajudar um determinado negócio a entender melhor quem é o seu cliente ideal. Tudo isso, claro, baseado em pesquisas de mercado e em análises de dados reais do seu público atual.

De maneira simples e rápida, persona é a definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores. Ele não é, necessariamente, classificado por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Dados que vão além de uma pesquisa numérica passando para o comportamento do consumidor.

Agora, talvez, você esteja se perguntando, na prática, para que serve essa tal persona: para que seja possível direcionar da melhor forma o conteúdo dos seus posts nas redes sociais, os artigos do blog e até os ebooks criados para sua estratégia de marketing de conteúdo.

Mas não confunda persona com público alvo, hein?! Porque são duas coisas bem diferentes.

 

MAS, AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE PERSONA E PÚBLICO-ALVO?

Quando percebemos que tanto no público-alvo quanto na persona nós encontramos definições e informações a respeito dos nossos possíveis clientes, fica parecendo que uma coisa é igual à outra.

De fato, as personas são identificadas dentro de um determinado público-alvo. No entanto, elas são como um “zoom” desse público onde podemos ver mais detalhes e informações sobre ele.

Por isso, enquanto o público-alvo é dotado de informações demográficas e socioeconômicas mais genéricas, a persona tem características mais específicas e pessoais.

 

COMO CRIAR UMA BUYER PERSONA?

Buyer Personas não podem ser criadas através de palpites ou suposições.

Para que o produto final seja de qualidade é importante que se faça a realização de pesquisas, entrevistas e coleta sistematizada de dados junto a clientes e prospects.

A lista de perguntas que podem ser feitas é extensa e varia de acordo com o segmento de cada empresa. Para criar uma persona de qualidade é importante conhecer o seu cliente.

Você pode criar mais de uma persona, mas sempre existe aquela que é perfeita para o seu negócio, o cliente que você gostaria de ter na sua empresa todos os dias. Para saber quem é ele, é preciso conhecer o seu próprio negócio e os hábitos de compra dos seus clientes atuais.

Para facilitar a nossa vida, existem geradores de personas na web. Confira esse modelo:

https://geradordepersonas.com.br/

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