Agência de Publicidade Aspas

A Agência de Publicidade de Arcos MG

Logo oficial flat da Agência de Publicidade Aspas: Um Circuloverde com aspas Brancas centralizadas.

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing

Entenda como se faz um planejamento de marketing passo a passo.

Hoje vamos te mostrar passo a passo como fazer de fato um planejamento de Marketing completo.

Após a leitura desses post você será capaz de elaborar um documento com todas as etapas essenciais para desenvolver suas ações e alavancar suas vendas através do Marketing Digital.

Primeiro você deve entender porque devemos elaborar um planejamento de marketing e qual é a função dele.

Um planejamento de marketing é ou pode ser um documento contendo o nosso mapa para o sucesso comercial. Através do planejamento teremos condições de escalar nossas ações a fim de investir o tempo e o recurso certo no momento certo.

Vemos muitas empresas tentando desenvolver seu Marketing e se frustrando com ações que não produzem resultados, com investimentos que só pesam o orçamento e que no final deixam a empresa sem esperanças de alcançar resultados com marketing ou com a sensação de que é necessário muito tempo e dinheiro pra que isso dê algum resultado.

Todos esses problemas podem ser previsto e removidos da sua estratégia se você simplesmente para e planejar.

Então vamos ao que interessa:

1 - Avaliar.

Faça um diagnóstico sem preguiça. Avalie tudo o que a sua empresa faz para alcançar novos clientes. Veja como isso é feito,quanto custa e qual o retorno tem gerado. Caso sua empresa não faça nada para alcançar novos clientes, você já descobriu,talvez,o maior motivo das vendas  não irem bem ou não irem do jeito que você gostaria. Você abandonou o marketing e deixou as vendas a obra do acaso.

2 - Conhecer muito bem o público é uma questão crucial.

Saber quem é o seu público é bom. Definir personas do seu público é sensacional! Não existe nenhum tipo de negócio que é pra todo mundo. Nada foi feito pra alcançar 100% das pessoas. Se você responder que seu público é todo mundo eu lhe garanto você está muito errado!

Por isso, sugerimos fortemente que você pare e definia as personas do seu público. Tá certo você não sabe o que são personas. Personas é modalegam do seu cliente ideal. Você cria uma ou mais figuras para represetarem o cliente perfeito para o seu negócio e isso serve pra orientar nas etapas seguintes de jornada de compras e também na hora de segmentar a produção de conteúdo.

3 - Jornada de Compras

A jornada de compras existe para todo e qualquer produto. Desde uma caneta a um Iate o futuro comprador passa por esse processo. A jornada de compras é dividida em 4 etapas:

Aprendizado e descoberta

Reconhecimento do problema ou necessidade

Consideração da solução ou da oportunidade

Decisão de compra

A Jornada de compras é essencial pra você ter  idéias e produzir conteúdo para seu público alvo afim de informá lo e deixá lo pronto para a compra. Cada etapa da jornada de compras deve ser estudada e ter conteúdo relevante para seu público alvo. Conduza bem a sua persona pela jornada de compras e as chances das vendas decolarem são muito grandes.

4 - Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Relacionar.

Muita gente acredita que o marketing e propaganda são únicamente uma questão de criatividade. Como diria o Fustão: "ERRRROUUUU".

O trabalho de marketing, propaganda e publicidade precisam sim de um certo grau de criatividade, porém, a parte mais importante e o que representa 90% do processo sãotarefas lógicas de análise e planejamento evidênciados por números e resultados concretos.

Dito isso, chegou a hora do mais temido: O conteúdo.

Seja qual for o canal o conteúdo é o Rei. Pense na sua ou suas personas, reflita como ele se comporta em cada etapa da jornadas de compras, e elabore o melhor conteúdo pra cada canal de distribuição que será utilizado.

A idéia é Atrair a audiencia, converté la em seguidor, lead, leitor, daí passar a se relacionar com ele e quando ele estiver preparado para a compra, finalmente vender. Mas não acaba aí,  a análise de todo esse processo é fundamental para a sustentabilidade dessa estratégia.

Vamos continuar com esse assunto, por isso não deixe de se inscrever no nosso site e  receber as  atualizações desse artigo.

 

Grande Abraço e muito obrigado!

 

 

Deixe seu e-mail e continue essa jornada sobre o que o Marketing Digital pode fazer por você!



  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Planejamento de Marketing

Enviando Comentário Fechar :/